terça-feira, 15 de agosto de 2017

Medos e incertezas

Me pergunto se as mulheres que planejam uma gravidez se sentem preparadas e prontas quando ela finalmente se concretiza, porque eu que nunca planejei me senti completamente despreparada pra qualquer coisa que fosse acontecer.

Aparece gente de todo canto dando palpite, conselhos e prevendo tudo o que vai acontecer com você, seu corpo e futuramente com seu bebê. Mas agora posso afirmar que por mais que as pessoas tenham suas experiências pessoais, cada pessoa passa por tudo isso do seu jeito, não existe um padrão.

No começo meu maior medo era ficar gorda, cheia de estria e celulite, e claro, com peitos caídos. O parto era o que menos me dava medo. Era como se fosse ser algo fácil, sem dor e rápido... e que no final me daria a melhor sensação do mundo ao ver meu pequeno saindo naturalmente de dentro de mim. Mas não foi bem assim... Não foi natural, embora eu tenha tentado, mas foi rápido e correu tudo bem.

E ai começamos a outra parte dos medos e inseguranças. Onde temos um ser tão indefeso nos nossos braços, dependendo dos nossos cuidados. 

Meu primeiro medo foi do banho, confesso que demorei pra ter coragem em dar banho nele sozinha. Rolou, mas demorou uns dois meses.

Meus medos eram mesmo com o futuro. Ele mal tinha nascido e eu já temia o dia em que ele sairia de casa, e isso demoraria pelo menos uns 18 anos rssss, é eu sei, antecipei um pouco meu sofrimento.

Bem, eu tive a sorte de ter minha mãe o tempo todo ao meu lado, me ensinando, me auxiliando em tudo, desde a recuperação da cesárea até a compra de tudo, tudo mesmo que ele precisaria, porque eu não fazia ideia.

Eu me senti uma adolescente de 15 anos tendo seu primeiro filho... exatamente perdida.

O importante é que a gente descobre que junto com uma criança nasce também uma mãe, e automaticamente o instinto materno vai nos dizendo o que e como fazer tudo, com ajuda ou sem, a gente vai aprendendo junto com o bebê, passo a passo, superando os medos que pelo visto não cessarão tão cedo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário